quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Não sei por onde começar. Estou emocionada e não é pq o Steve Jobs morreu. Acho que tô emocionada porque Steve Jobs viveu.  Não conhecia a sua história até hoje, o que é uma pena. Que vida que esse cara levou.

 Viver, meus amigos, não é isso que a gente faz todo dia.  Não é cumprir esse protocolinho de obedecer a horários, votar nas eleições, estar com os documentos do carro ok.Viver é um pouquinho mais que isso: é escrever o nome na História. Desistir, refazer, se deixar levar. E só depois saber porque tudo aconteceu antes.

Sabem, eu escrevo esse blog pq meu irmão tem câncer. E não é fácil receber um diagnostico assim. Eu lembro da cara da médica sussurrando pra mim, ao final da primeira colonoscopia "ele tem uma lesão bem extensa no intestino.  parece maligna". Ela falava baixinho pra minha mãe não ouvir. E eu, no auge da minha neurose, fiz cara de paisagem e pensava "o que ela quis dizer com lesão? Maligna? QUE?". Naquele momento, fui lançada pra uma outra dimensão do que é a vida. Não, não pense que desde então to lá na Matrix, comendo aquele troço gosmento e vestindo roupa feia. Nada disso. Foi só meu irmão sair doidão da anestesia que o mundo quase se organizou de novo.  Outro dia eu conto como foi nosso ano passado. Esse ano, quando descobrimos a metástase foi um pouco pior pq não teve palavra. Eram aqueles borrões na tomografia, o laudo e o Google. Eu lembro que procurei por "nódulos hipocaptantes" e todas as páginas remetiam à câncer. Todas, não. Uma falava de cirrose. Adivinhem no que fiquei mantrando? CIRROSE, CIRROSE, CIRROSE. Como se cirrose fosse muito melhor que câncer.

No final das contas, acho engraçado... Percebo que as pessoas agem com meu irmão como se porque ele tem câncer, estivesse mais próximo da morte que elas. Postam versículos da bíblia no mural do Facebook. Mandam mensagens de força."Deus está com você". "Deus está no comando". Eu, no meu humor de latrina, tenho vontade de responder:  "querido, meu irmão está tão próximo da morte quanto VOCÊ. Você apenas não se deu conta disso. Mas não se preocupe porque DEUS É CONTIGO". Mentira. Minha vontade é falar um palavrão bem cabeludo. Que saco, que saco.

"E mesmo assim, a morte é o destino que todos compartilhamos. Ninguém escapou dela e é como deve ser:  porque muito provavelmente a morte é a melhor invenção da vida. É o agente da mudança da vida, ela tira o velho do caminho para dar lugar ao novo. SEU TEMPO É LIMITADO,  não gaste vivendo a vida de outra pessoa. Não caia na armadilha do dogma que é viver com o resultado do pensamento de outra pessoa. Não deixe o ruido da opinião alheia sufocar sua voz interior. E mais importante: tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles, de alguma forma, já sabem em quem vc realmente quer se transformar. Tudo mais é secundário"

Valeu por dizer isso, Steve. Valeu por ter vivido. Por ter feito da sua existência algo interessante.

Minha oração hoje é pra vc e pra sua família.

4 comentários:

  1. Eu aqui lutando pra não cair em depressão por "n" problemas, já to chorando até com comercial de carro. SJ morre e vc escreve uma postagem tão sentida, to um caco!!!!

    A gente começa a morrer no dia q nasce. Ouço isso desde q me entendo por gente. E é por isso q luto sempre. Há lutas e lutas, e cada um sabe qual é a sua. Mas poder conviver - mesmo q só virtualmente - com pessoas q não deixam a peteca cair, já vale a pena ligar a m....do computador, respirar fundo e seguir em frente. =D

    ResponderExcluir
  2. Querida Vânia!

    Eu deixo a peteca cair, sim!!! Sempre. Um monte todo dia! Eu tento apenas tirar um sarro, fazer uma graça e tocar a bola (ou continuar jogando peteca!)

    No mais, cada um com sua luta. Nem maiores, nem piores. Cada um com a sua!

    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Carol, estou bastante emocionado com a morte de Steve Jobs e, ao contrário de você, sempre fui um entusiasta da vida dele. O vídeo que você posta com seu texto tem sido, já há alguns anos, um comovente relato para mim, movendo sonhos e desejos.
    Fico muito feliz, entretanto, de saber que se a vida dele toca a vida de tantas outras, sinal é de que todas essas tantas outras vidas são, em algum grau, como a vida dele.
    Tenho certeza de que, não importa o que aconteça a seu irmão e a você, a ideia de ter aqui escrito suas memórias e lutas com sua família, faz diferença nesse mundo.
    Sinto que assim a gente se torna mais próximo e faz a vida ser menos burocracia e mais sentimento.
    Muito obrigado por compartilhar os seus.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito.
    Sou assim, tiro sarro qnd a peteca cai. Nao dá parpa levar tudo ao pé da letra.
    Amei...

    ResponderExcluir