quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pequeno tutorial de como lidar com alguém que tem câncer. Ou alguém muito próximo, tipo a irmã

Resolvi escrever pra partilhar  o que vem acontecendo por aqui, algumas coisa que eu observo, outras que to aprendendo e outras que simplesmente apenas me irritam MUITO. hehehe

aí eu escrevo pq senão eu explodo. aí vcs são meus interlocutores, desculpa. hehehe

Vamos lá.

Lição no. 1: contra o cancer nao é preciso nem fé, nem força. É preciso mesmo  CORAGEM.

Sabem qual é a verdade? O cancer, em si, não é ruim. Não é mesmo. As pessoas convivem bem com ele até o dia em que ele resolve tomar conta de tudo (não quero saber como é isso, obrigada, pulo essa parte). O SACO é o tratamento. Quando as pessoas dizem "quimioterapia é dificil" podem acreditar, é um eufemismo. Imagine uma situação ruim. Agora imagina 3 ou 4 coisas REAIS que compliquem muito a situação dificil. É mais ou menos isso. Então, frente a isso, CORAGEM. 

Meu irmao começou a quimio há 2 semanas. felizmente ele poderá conjugar a quimio com o tratamento de anticorpos monoclonais (que, basicamente, matam as celulas de cancer de fome). Aí vc pensa: "viva, viva, viva!!!". O médico diz: "ah, milton, o efeito colateral desse tratamento são acnes. E quanto mais, melhor". No que vc pensa? eu sou uma pessoa otimista e penso em meia duzia de espinhas na testa e deu pra bola, vamo matar essas bastardas inglórias de fome! Uhuuuuu.

Ele tomou a primeira dose de anticorpos na quarta, dia 31. Aí uns 4 dias depois começaram a aparecer umas espinhas. "Oba, oba, oba, ta fazendo efeito!!!!" aí no dia seguinte eles pioraram um pouco. aí de sexta pra sábado meu irmao não dorme por causa da dor das espinhas. Não vou mandar foto pq... sei lá, não é bonito e eu não quero chocar a sociedade. 

Fomos visitar um médico na quinta e ele olhou pro meu irmao e disse "mas na primeira dose JÁ tá assim? ta de parabens". Honestamente, adoraria encarar isso como algo legal. Mas meu irmao chora de dor, então, meu deus, não dá pra ser legal. Aliás, essa sensação de impotência fica sempre rondando. Parece que tudo o que a gente faz nao basta, não dá conta. É duro lidar com isso. Sábado fomos novamente na clínica pra pegar uma receita de frontal pq a dor continua e ele nao dorme. A medica disse que as espinhas não sumirão enquanto ele tomar os anticorpos, mas pior do que está, não fica. Bom, aí junto com a receita do frontal vieram mais uns 6 medicamentos pra tentar diminuir essa chatice... aí lição no. 2

Lição 2: vc precisa ser rico.

é. essa é a dura realidade. a clinica onde meu irmao se trata (aliás, maravilhosa) tem na Barra e em copa. Nós moramos em madureira. Eu nao sei dirigir nem minha mae. Ou contamos com o carinho de amigos para nos levar e buscar ou ganhamos na mega sena. Sorte do meu irmão que ele é muito querido.
Os remedios são caros. Acho que desde que ele começou a quimio, já se foram uns 400 reais de remédio. EM DUAS SEMANAS. 

Gente, vamos fazer uns bolinhos. hehehe
E eu ja to na auto escola. RIO, TREMEI.

Lição no. 3: Além de coragem, PACIENCIA.

O que tem de gente por aí achando que tem a formula da cura do cancer não tá no gibi. Toda hora chega uma nova mensagem no email com uma descoberta sensacional contra tumores: noni (uma frutinha asiática), limão, maconha, uma garrafada do cara de niterói, mastigar uma erva, blablablablabla.. GENTE!!!
Ai eu respiro fundo, pq eu sei que as pessoas não nos encaminham esse tipo de email por maldade. Talvez falta de bom senso, mas maldade, não. Teve um ser que disse que estava convencendo a tia que tem cancer de mama a largar a quimio e se tratar com maconha. Eu fiquei com raiva, com muita raiva. Isso é irresponsável, é leviano. Então quer dizer que, por exemplo,  o médico do meu irmão, Dr Eduardo Bandeira de Mello (adoro nome e sobrenome!) estudou 10 anos na faculdade, está há 30 anos clinicando e, coitado, ele ta errado em tudo e o legal MESMO é  só tomar suquinho de noni? TÁ DE DEBOCHE.

Uma pessoa veio me perguntar se meu irmao toparia ser cobaia no tratamento com celulas tronco. aí eu fui dar aquele google pra ver se isso teria cabimento (vai que...) e eu descobri que há uma teoria que diz que os tumores são células tronco bem loconas de não param de se multiplicar. a gente acha que celula tronco é a salvação da lavoura... e nao é bem assim. o efeito delas está em pesquisa... e eu nao vou deixar meu irmao ser cobaia disso, obviamente. Só se o Dr Eduardo Bandeira de Mello mandar. Aí, meus amores, eu como até cocô.

Outra coisa que me deixa de cabelos em pé é aquele papo de estar pagando pelo que fez em vidas passadas. Tem tanta gente com cancer que só posso acreditar que o planeta terra sempre foi habitado por seres da pior qualidade. Cancer, esclerose multipla, Lupus, AVC, aids. Cancer é um saco e tem outras tantas doenças que são um saco tão grande quando ele. Acho injusto pensar assim, messa coisa de pagar pelo que fez.. Acho que nao dá nenhum tipo de conforto. Basicamente, nao ajuda em nada. Talvez só aumente a raiva, a revolta... mas ajudar, nao ajuda. Enfim, acho que eu venho passar umas 20 temporadas na Terra ainda pra entender isso ou aceitar. 

Há quem pergunte se ele ja ta careca. Não, ele nao ta careca. Quimio nao é cadeira de barbeiro, do tipo, sentou, ficou careca. Ele vai tomar algumas aplicações e o cabelo vai caindo aos poucos. Ou nem cai. Depende de cada um. Teve uma bonita do trabalho dele que disse "ah mas quimio nem é tão ruim, né? vc nem tá careca". Por favor, evitem meu contato com esse ser humano, pq, de boa, eu não responderei por mim. 

Respiro fundo até isso fazer alguma graça, pq, né.

Outra coisa bastante irritante é nego ficar questionando o tratamento. "mas ele vai ter que tomar esse anticorpo MESMO?". Sim,  ele vai, vai ser bom pra ele, apesar dessas espinhas todas, acredite. É nisso que to focando.  Ou tentando. Hehehe


Lição 4. O cancer nos despe de toda e qualquer vaidade.

Vai embora tudo: nosso ego, nosso narcisão, todos eles ficam peladinhos. Que nem aqueles sonhos que a gente tem, de estar pelado no colégio (eu sempre tinha sonhos assim). A gente perde a vergonha de ter espinhas no rosto, de ficar careca, de pedir ajuda, de aceitar ajuda. Isso tb nao é fácil, mas o que volta disso é bonita. Vc se dá conta que as pessoas te amam, que querem estar com vc careca ou cabeludo, com ou sem espinhas, da forma que elas puderem. Isso é bonito a beça.



O que eu sinto hoje não é tristeza. Não to triste. To com muita raiva. MUITA, MUITA, MUITA. E a raiva eu consigo transformar em gana, em vontade de ir lá e fazer. 

No mais, essa é a trilha sonora daqui de casa: http://www.youtube.com/watch?v=8X5XzYzymvM (ouça alto e dance, se der)

UFA! Acho que to mais leve!

Um beijo enorme e de muito amor a todos vcs!  Obrigada pelos "ouvidos".

3 comentários:

  1. Carol, força aí linda. Passei por isso com a minha mãe, e o tanto de besteira de gente sem noção que ouvi já deu pra preencher a cota de três encarnações.
    E tem uma coisa uótema de estar nesse barco com alguém querido doente: a gente fica super sincera, e manda à merda quem precisar. Experimenta pra vc ver que gostoso que é ;).

    Um beijo grande e tamos aí.

    ResponderExcluir
  2. É Carol desabafar faz bem, imagino o quanto vocês devem estar cheios de muita coisa,muitas pessoas tentam ajudar, mas acabam falando coisas que o Miltinho não curte ouvir.

    ResponderExcluir